Cinco coisas (menos óbvias) que o deixam stressadoNotícias de Saúde

Terça, 03 de Novembro de 2015 | 39 Visualizações

Fonte de imagem: areadewasa

Sente-se stressado na maior parte do seu dia? Conheça alguns motivos menos óbvios que o podem estar a deixar assim.

O stress é um fenómeno cada vez mais presente na vida das pessoas. Seja no trabalho, no trânsito ou em casa. E há pequenas coisas que podem estar a contribuir para os seus altos níveis de stress mesmo sem se dar conta.

O El Confidencial destacou algumas coisas quotidianas que se convertem em causas de stress sem que nos demos conta.

Cozinhar. Sente-se ansioso enquanto pensa no que terá de cozinhar todos os dias? Não é o único. Num estudo realizado em 2013, 25% dos inquiridos norte-americanos disseram que odiavam cozinhar simplesmente pela desordem que esta atividade supunha. Só em 2012 foram feitos mais de 700 mil tweets em torno desta temática ‘adoro comer mas odeio cozinhar’.

Dormir pouco. A ideia de que se devem dormir oito horas por noite é largamente conhecida mas muito pouco aplicada. A Organização Mundial de Saúde destacou até que 40% da população não descansa bem, e este dado, não se refere apenas às horas dormidas mas também à qualidade do sono. Os horários desregulados, às más digestões, as luzes de televisões e smartphones convertem-se em fontes de stress indiretas, que resultam num sono pouco reparador.

Estacionar. Esta será, provavelmente, a razão de stress mais óbvia desta lista. Além do stress gerado enquanto se procura um lugar para estacionar, de acordo com um estudo divulgado pelo Daily Telegraph, 81% das pessoas desenvolvem sintomas de nervosismo quando outro condutor tem de esperar que terminem de estacionar.  

A escola. O regresso às aulas, seja depois das férias de verão ou de inverno, é uma verdadeira fonte de stress para os pais. Além das despesas e da logística que geralmente envolve, os pais sofrem ainda com preocupações relativas à saúde dos mais pequenos uma vez que aumenta a  sua probabilidade de apanharem gripes, varicela ou piolhos, destaca a American Academy of Pediatrics.

As férias. O ‘remédio’ antisstress por excelência é, na verdade, uma fonte de stress. A preocupação que geram em relação a fatores como: viagem, estadia, malas, meteorologia do destino, onde ou com quem deixar o animal de estimação, etc é responsável por esse stress extra.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas