Cientistas descobrem parte do cérebro humano até então incógnitaNotícias de Saúde

Terça, 27 de Novembro de 2018 | 392 Visualizações

Fonte de imagem: youtub

Muito falta descobrir sobre este órgão, nomeadamente aquilo que nos distingue dos outros seres vivos. A descoberta agora apresentada pode responder a isto mesmo.

 

ser humano é o único animal racional, e acredita-se ser no cérebro que se encontre o motivo para esta distinção, cujo enfoque está no contraste entre humanos e macacos pelas semelhanças que especialistas apontam.

Perceber o funcionamento do cérebro é também visto como o caminho para se entender o desenvolvimento de doenças que partem deste órgão, como o Parkinson. É nisto que se foca George Paxinos, da Neuroscience Research Australia, que descobriu uma área do cérebro nunca antes estudada e a que dá o nome de Núcleo Endorestiforme.

Localiza-se próximo da junção entre cérebro e espinal medula, como se pode agora comprovar através de imagens técnicas, e segundo estudos anteriores, em animais e humanos, é algo exclusivo da nossa espécie, o que leva a crer que “esta região possa ser o que faz dos humanos únicos, além do grande tamanho do cérebro”, refere o cientista à News Medical.

Quanto à sua função, acredita-se que o Núcleo Endorestiforme atue diretamente com questões sensoriais, bem como informação motora, sendo responsável pela definição da postura, movimentos motores concretos e equilíbrio.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados