Ciência desfaz as dúvidas: café à noite tira mesmo o sonoNotícias de Saúde

Quinta, 17 de Setembro de 2015 | 81 Visualizações

Fonte de imagem: theheartysoul

É um facto: o café tira o sono. E a ciência agora explica.

É um dos saberes populares mais comuns e a ciência vem agora explica-lo. Beber café ao final da tarde/início da noite tira o sono. Em causa, explica o site ABC, está o efeito que a cafeina tem no relógio biológico das pessoas, cuja principal função é dizer quando é a hora de dormir.

O efeito da cafeina pode ser semelhante ao do jet lag, embora o café ingerido três horas antes de dormir retarde o relógio biológico em apenas 40 minutos, como detetaram os cientistas da Universidade de Colorado-Boulder e do Laboratório de Biologia do Medical Research Council, em Cambridge.

Diz o estudo que o café consegue interferir com os biorritmos do organismo, exercendo um impacto nas células humanas que ficam incapazes de conciliar o sono.

Mas o estudo tirou ainda mais uma conclusão: o café aliado à luz pode ser o cocktail fatal para o sono. Depois de colocarem vários participantes em cenários diferentes – que incluíram a ingestão de café em locais com pouca luz, a presença em locais com muita luz e a ingestão de café em locais também com muita luz – os cientistas concluíram que a conjugação de cafeina com luz consegue retardar o ritmo circadiano em 105 minutos.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados