Chocolate preto vs chocolate de leiteNotícias de Saúde

Sexta, 29 de Janeiro de 2016 | 101 Visualizações

Fonte de imagem: independent

Será que um é mesmo muito mais benéfico do que o outro?

Vários estudos e especialistas têm recomendado o consumo do chocolate preto em detrimento do chocolate de leite. Mas será que a discrepância entre os benefícios é grande?

O Consumer Reports - organização independente e sem fins lucrativos que desde 1936, testa produtos e faz avaliações de forma a aconselhar de forma mais informada os consumidores – revela as principais diferenças entre o chocolate preto e o chocolate de leite no que toca aos benefícios para a saúde.

O chocolate preto é rico em flavonoides, compostos antioxidantes que também se podem encontrar no vinho ou no chá, que podem proteger-nos contra doenças cardiovasculares. Geralmente os flavonoides encontram-se em maior concentração no chocolate preto mas o chocolate de leite também pode ser benéfico para a saúde.

Numa análise a estudos que envolveram 20.951 pessoas os investigadores da Universidade de Aberdeen, na Escócia, sugerem que as pessoas que comeram mais chocolate (maioria de chocolate de leite) durante cerca de uma década tinham menos risco de sofrer de doença coronária e de AVC do que as pessoas que comiam menos chocolate ou nenhum.

O chocolate preto pode ser mais benéfico do que o chocolate de leite devido à fibra que contém – cerca de 5gr numa tablete de cerca de 50gr, comparativamente a 1,5gr que o chocolate de leite contém numa tablete igual.

Ainda assim, quer goste mais de chocolate preto ou de chocolate de leite, não abuse nas quantidades que ingere. Uma tablete de 50gr de chocolate de leite contém cerca de 235 calorias, 13gr de gordura e 22gr de açúcar. A mesma quantidade de chocolate preto 70% cacau contém cerca de 263 calorias, 12gr de gordura e 11gr d açúcar.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas