Cataratas associadas a maior risco de osteoporose e fraturasNotícias de Saúde

Segunda, 08 de Outubro de 2018 | 5 Visualizações

Fonte de imagem: bettervisionnj.

Os pacientes com cataratas poderão correr um risco mais elevado de desenvolverem osteoporose ou de sofrerem fraturas ósseas, sugere um estudo recente.
 
Conduzido por uma equipa de investigadores do Hospital Geral Budista Tzu Chi, em Taiwan, o estudo teve como objetivo avaliar os potenciais impactos das cataratas e de intervenções cirúrgicas às mesmas sobre o risco de osteoporose e fraturas.
 
Para o estudo, os investigadores contaram com informação da Base de Dados para Investigação do Serviço Nacional de Saúde de Taiwan. Foram identificados 57.972 pacientes com cataratas, os quais foram combinados com outros 57.972 pacientes saudáveis com idades e sexo idênticos, que perfizeram o grupo de controlo.
 
Os participantes foram seguidos durante uma média de 6,4 anos. Durante este período, foram detetados casos de osteoporose ou fraturas ósseas em 17.450 pacientes do grupo das cataratas e em 12.627 pacientes do grupo de controlo.
 
A equipa associou o diagnóstico de cataratas a um aumento de 29% no risco de desenvolvimento de osteoporose ou fraturas. 
 
Relativamente a cada evento em particular, o diagnóstico de cataratas foi associado e um aumento de 43% no risco de osteoporose, de 16% no risco de fratura na anca, de 25% no risco de fratura nas vértebras e de 24% no risco de outras fraturas. 
 
No grupo das cataratas. Os pacientes submetidos a cirurgia às cataratas apresentavam um risco 42% inferior de desenvolverem osteoporose ou fraturas ósseas.
 
“Uma gestão apropriada das cataratas pode diminuir os riscos de osteoporose e de fraturas”, concluiu Huei-Kai Huang, primeiro autor do estudo. “Recomendo vivamente a todos os idosos com osteoporose ou fraturas para verificarem a sua visão”, acrescentou Ching-Hui Loh, que também participou neste estudo.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Journal of the American Geriatrics Society”

Notícias Relacionadas