Cancro do testículo: um ciclo de quimioterapia não afeta o espermaNotícias de Saúde

Segunda, 04 de Março de 2019 | 12 Visualizações

Fonte de imagem: Scientific Animations

Uma equipa de investigadores descobriu que o tratamento pós-operatório com um ciclo isolado de quimioterapia ou radioterapia em homens com cancro do testículo em fase inicial, não afetou negativamente a qualidade e contagem dos espermatozoides a longo-termo. 
 
O achado foi da equipa do Hospital Universitário Karolinska, em Estocolmo, Suécia, que foi liderada pela médica oncologista Kristina Weibring.
 
Para a sua investigação, a equipa recrutou 182 homens com idades compreendidas entre os 18 e os 50 anos com cancro do testículo em estádio I e que tinham sido submetidos a orquiectomia (remoção cirúrgica do testículo que contém o tumor) durante os cinco anos anteriores. 
 
Após a intervenção cirúrgica, os homens receberam radioterapia (14 frações de 1.8 Gy, numa dose total de 25 Gy) ou um ciclo de quimioterapia ou apenas vigilância. Foram recolhidas amostras de esperma antes da orquiectomia, novamente antes de os pacientes receberem outro tratamento, e ainda seis meses, um ano, dois, três e cinco anos após o tratamento.
 
Kristina Weibring confirmou que “não encontrámos efeitos significativos prejudiciais de longa duração, em termos clínicos, tanto na contagem total de espermatozoides como na concentração de espermatozoides, independentemente do tipo de tratamento pós-operatório recebido”.
 
O cancro do testículo é o mais comum nos homens entre os 15 e os 40 anos de idade. Como este tipo de cancro afeta normalmente homens mais jovens e que poderão querer tornar-se pais, os pacientes muitas vezes ficam indecisos sobre receber quimioterapia ou radioterapia com receio que esses procedimentos afetem a sua fertilidade.
 
Embora se saiba que o tratamento com vários ciclos de quimioterapia e doses elevadas de radioterapia, em cancro do testículo em estádios mais avançados, afetam a qualidade e contagem dos espermatozoides, não se sabia ao certo os efeitos sobre a fertilidade de apenas um ciclo em situação de cancro em estádio I.

Partilhar esta notícia
Autor
Diário de Coimbra
Referência

Info-Saúde Relacionados