Cancro da tiróide secundário é mais letal em jovens do que o cancro da tiróide primárioNotícias de Saúde

Quinta, 06 de Março de 2014 | 184 Visualizações

Embora as chances de recuperação do cancro da tiróide sejam de quase 95%, há diferenças no prognóstico: Adolescentes e adultos jovens que desenvolvem cancro secundário têm um risco significativamente maior de morrer do que aqueles que contraem o cancro de tiróide primário, de acordo com um estudo conduzido por investigadores norte-americanos e publicado na revista científica "Cancer".

Para o estudo, pesquisadores da Universidade do Sul da Califórnia e do Children's Hospital, em Los Angeles, analisaram dados de 41.062 adolescentes e jovens com câncer de tireoide entre 1998 e 2010. 1.349 (3,3%) dos pacientes já haviam apresentado malignidades. Comparado com os casos de cancro da tiroide primário, os casos de  cancro da tiroide secundário tiveram mais chances de serem pequenos, mas de ocorrer em mais de um local. Ainda, os pacientes com cancro da tiróide secundário tiveram uma probabilidade mais de 6,6 vezes mais alta de morrer do que os pacientes com o cancro primário.

"Esperamos que este estudo possa estimular pesquisas futuras que investigarão se há causas - biológicas, ambientais, relacionadas ao tratamento anterior, ou disparidades no acesso ao cuidado - que respondam pelas diferenças em sobrevida desses cânceres secundários", disse a coautora, Melanie Goldfarb.

Partilhar esta notícia
Autor
revista científica "Cancer" / APA
Referência
Investigadores da Universidade do Sul da Califórnia e do Children s Hospital, em Los Angeles

Notícias Relacionadas