Canábis com resultados empolgantes contra tumores cerebrais agressivosNotícias de Saúde

Quarta, 19 de Novembro de 2014 | 70 Visualizações

No que os investigadores descrevem como "extremamente excitante", ratos que receberam um tratamento com os componentes químicos ativos da canábis viram o tamanho dos seus tumores no cérebro reduzir drasticamente e até mesmo desaparecer

A canábis pode ter um efeito significativo nas formas mais agressivas de cancro no cérebro. Uma investigação conduzida por especialistas da Universidade de Londres concluiu que o tratamento mais eficaz consistia na combinação de dois químicos ativos da planta com radioterapia.

Com uma taxa de sobrevivência a cinco anos muito baixa (na ordem nos 10%), este tipo de cancro é um dos mais difíceis de tratar. Mas a fórmula encontrada neste estudo deixou os investigadores entusiasmados. "Os resultados são extremamente excitantes", concorda Wai Liu, que liderou o projeto.

Nas experiências com ratos, os tumores sofreram uma redução drástica de tamanho e, em alguns casos, desapareceram.

Publicado na Molecular Cancer Therapeutics, o estudo avaliou o efeito de um medicamento que contém uma mistura dos canabinóides THC e CBD, usado no tratamento da esclerose múltipla, nas células dos gliomas, tumores no cérebro muito agressivos. Para isso, os especialistas começaram por estudar as células para optimizar as doses e as combinações dos canabinóides.

A eficácia do tratamento, combinado com radioterapia, em ratos, foi avaliada com recurso a tecnologia avançada de ressonância magnética.

Saiba Mais Aqui

Partilhar esta notícia
Autor
Visão
Referência
Publicado na Molecular Cancer Therapeutics

Notícias Relacionadas