Caminhar durante o trabalho reduz a dor muscularNotícias de Saúde

Sexta, 02 de Outubro de 2015 | 32 Visualizações

Fonte de imagem: pensamentoverde

O sedentarismo imposto pelas profissões do dia de hoje está a dar ‘cabo’ da saúde das pessoas.

Um recente estudo da Universidade de McGill  revela que pequenas caminhadas durante a hora de trabalho conseguem reduzir as dores musculadas provocadas pelo sedentarismo, em especial as que acontecem no pescoço e na zona lombar.

Para Julie Cote, um dos mentores do estudo, são estas as partes do corpo que mais rapidamente experienciam os sintomas de fadiga, acabando por prejudicar a postura e, por consequência, o resto do corpo.

Para o estudo, os investigadores pediram a 20 pessoas saudáveis que completassem uma tarefa num computador durante 90 minutos enquanto estavam a ser monitorizados com eletrodos no corpo.

Metade fê-lo sentado, a outra enquanto andava numa passadeira elétrica e a equipa de Cote notou que a nível de velocidade e precisão não houve qualquer diferença entre ambas as formas de realização.

Quando às dores musculares, verificou-se uma grande diferença: aqueles que completaram a tarefa sentados mostram-se mais fatigados e com maiores níveis de dores do que os que tiveram que trabalhar enquanto andavam.

Segundo os investigadores, caminhar durante o trabalho é benéfico pois faz com que todos os músculos trabalhem em conformidade, mas de uma forma muito independente, não acabando por se sobrecarregarem entre si.

Partilhar esta notícia
Referência