Evitarem quedas, serem confortáveis… Saiba a que pontos dar atenção quando escolher os seus sapatos
Todos os anos, 1 em cada 3 idosos sofre uma queda, de acordo com o Centers for Disease and Control Prevention (CDC). As consequências dessas quedas são desde moderadas a graves e muito graves.
Na origem das quedas dos seniores encontra-se uma variedade de causas em que se incluem a diminuição da visão, capacidade de equilíbrio e de coordenação, algumas doenças e toma de determinados medicamentos, entre outros fatores. O uso de sapatos inadequados também pode ser um dos responsáveis, sabia?
Sapatos e quedas
É frequente ouvirem-se recomendações no sentido de as pessoas com mais de 65 anos usarem sapatos resistentes e/ou com solas de borracha para prevenir quedas e eventuais consequências destas. No entanto, nem todo o calçado deste tipo ajuda a prevenir quedas e, por vezes, estas são causadas pelos próprios sapatos. Um estudo realizado pelo Foot and Ankle Center do Orthopedic Hospital de Los Angeles, apurou 70% dos seniores que participaram no estudo e que tinham sofrido quedas estavam a usar ténis, mocassins ou sapatos estilo oxford.
Como escolher o calçado
Para escolher o calçado mais adequado e seguro, tenha em atenção os 7 conselhos que se seguem:
1. Evite sapatos com sola lisa em couro ou plástico, que podem deslizar facilmente e aumentar o risco de se escorregar em carpetes, soalho, piso de cerâmica ou superfícies molhadas;
2. Não use sapatos cuja sola já esteja desgastada;
3. Em casa, não use chinelos que não se ajustam ao pé e que, por isso, caem facilmente;
4. Os sapatos que têm a extremidade reforçada em borracha podem prender-se aos tapetes e fazer com que se tropece;
5. Os sapatos devem proporcionar boa tração e apoio e serem antiderrapantes;
6. Os sapatos devem ter atacadores para se poderem ajustar, não ficando largos, mas também para acomodarem eventuais inchaços. Se a pessoa tiver dificuldade em atar os sapatos, deve optar por calçado que tenha elásticos em vez de atacadores e que possam, igualmente, ajustar-se às alterações que o pé sofre.
7. Quando comprar sapatos, faça-o ao final do dia, altura em que o pé está mais inchado; leve calçadas as meias que usa habitualmente e não se esqueça de experimentar os sapatos no dois pés. Caminhe um pouco pela loja para assegurar que se sente confortável.
Não se esqueça...
Em casa, retire os tapetes/passadeiras que estejam soltos ou assegure que ficam presos ao solo utilizando fita adesiva
Aconselhe-se com um especialista
Caminhar diariamente contribui para um estilo de vida saudável. De acordo com a American Podiatric Medical Association, quem tem mais de 65 anos deve escolher, para caminhar, calçado adequado ao seu tipo de pé, que ofereça apoio suficiente, flexibilidade e que tenha boa capacidade amortecedora. Aconselhe-se numa consulta de podologia.
Atenção!
Se tiver a pele dos pés seca, unhas quebradiças, ardor, sensação de formigueiro ou de frio, dormência e descoloração, consulte um especialista