Café pode ajudar a tratar vício em cocaínaNotícias de Saúde

Segunda, 24 de Novembro de 2014 | 251 Visualizações

O café pode ajudar a aliviar os sintomas do vício em cocaína e contribuir mesmo para tratar o problema. A conclusão é de um novo estudo norte-americano, que revelou que a cafeína é capaz de bloquear as alterações causadas pelo uso desta droga no cérebro.

De acordo com os investigadores do City College of New York e da New York University, nos EUA, responsáveis pelo estudo, a descoberta é particularmente útil para as mulheres, que têm mais tendência a tornar-se dependentes da cocaína, em especial quando têm níveis de estrogénio elevados. 

Segundo os cientistas, coordenados por Patricia Broderick, principal autora do estudo, a cocaína altera o ciclo menstrual, modificando as quantidades de estrogénio (a principal hormona sexual feminina) no organismo, o que as torna mais suscetíveis a esta droga. 

Porém, há uma forma de bloquear estas modificações: recorrer ao café. Broderick e os colegas descobriram que a cafeína é capaz de restaurar o ciclo menstrual e aliviar os sintomas associados ao vício, conforme mostram as conclusões do estudo publicadas na revista científica Journal of Caffeine Research.

"A cocaína induz mudanças aleatórias no ciclo estral - o nome dado ao ciclo menstrual dos animais - e estas mudanças não se verificaram quando houve administração de cafeína" em testes com ratinhos, explica a investigadora, em comunicado, acrescentando que este é um trabalho "inovador" cujos resultados nunca tinham sido observados.

"Este conhecimento é muito relevante para a saúde do sistema reprodutor da mulher", afirma Broderick, realçando que estudos anteriores tinham já mostrado que, ao regular os níveis de dopamina, a hormona da felicidade responsável pela euforia e pela dependência, a cafeína podia ajudar no combate ao vício em cocaína. 

A cocaína estimula a libertação desta hormona da felicidade, o que cria um sentimento de recompensa que conduz à dependência A cafeína, por seu lado, atua sobre o sistema adenosinérgico, que regula os níveis de dopamina no cérebro, o que explica o seu potencial na atenuação do vício. 

Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês)

Estudo - Café pode ajudar a tratar vício em cocaína

Partilhar esta notícia
Referência
Revista científica Journal of Caffeine Research

Notícias Relacionadas