Cada um com a sua teoria. Oito mitos sobre o que faz bem ao corpoNotícias de Saúde

Terça, 27 de Setembro de 2016 | 61 Visualizações

Fonte de imagem: liveportal

Cada pessoa tem as suas teorias e dicas e já não sabe o que deve ou não fazer para ser mais saudável e perder alguns quilos? Eis os mitos em que deve deixar de acreditar.

Muito se diz e se escreve sobre como ser mais saudável e ter um corpo mais delgado e em forma, mas há ideias que se foram espalhando e que não passam de mitos.

O site Alternet listou os oito grandes mitos sobre a saúde e boa forma do corpo em que deve deixar de acreditar:

Mito 1. É bom consumir açúcar. Recentemente diversos estudos determinaram que o açúcar só nos traz calorias vazias e que não é tão bom como pensávamos. “O excesso de açúcar provoca o aumento de peso, cáries e diabetes. Além disso, pode afetar negativamente a memória e a pressão arterial e contribui para o aparecimento de doenças como cancro do pâncreas, obesidade e problemas de fígado”, como destaca a especialista e colunista Gretchen Reynolds. O açúcar já foi até classificado como tóxico.

Mito 2. Comer gordura faz engordar. No passado a indústria do açúcar conseguiu converter a gordura num inimigo a abater, mas estudos recentes sugerem que consumir gordura (especialmente a monoinsaturada) é benéfico para a saúde, pois ajuda a reduzir os índices de obesidade e diabetes tipo 2 e ainda a proteger o coração e emagrecer.

Mito 3. Praticar exercício fará com que emagreça. Um estudo recente descobriu que praticar exercício só representa 10% a 30% do gasto energético diário. Enquanto o processo de digestão dos alimentos gasta cerca de 10%.

Mito 4. É possível emagrecer áreas específicas do corpo. Como quer ‘perder’ barriga esforça-se ao máximo a fazer abdominais? Errado. Exercitar a zona que deseja reduzir só conseguirás fortalecer os músculos dessa parte, e não queimar a gordura em excesso.

Mito 5. Deve-se tomar suplementos. Os especialistas recomendam que só tome vitaminas ou minerais se tiver carência deles, até porque uma dose elevada pode ser prejudicial para a saúde

Mito 6. Os sumos detox fazem muito bem. Além de o corpo se desintoxicar sozinho, consumir frutas e verduras em sumo fará com que praticamente só ingira as calorias destes alimentos e perca uma parte importante dos nutrientes. E podem até comprometer a saúde.

Mito 7. É preciso beber dois litros de água por dia. Apesar de estar comprovado que beber água ajuda a emagrecer, não é preciso ficar obcecado com as quantidades – até porque beber água em excesso faz mal.

Mito 8. Deve-se tomar banho todos os dias. Não passa de uma norma social, pois segundo os especialistas – a não ser que transpire mesmo muito – não precisa de tomar banho todos os dias, até porque este hábito pode secar a pele e deixá-la mais sensível.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho