Bons motivos para ter sempre limão em casaNotícias de Saúde

Quinta, 25 de Fevereiro de 2016 | 312 Visualizações

Fonte de imagem: Pixabay

Porque não serve só para fazer limonada ou para temperar. Celebre a versatilidade do limão.

Não há muitos alimentos tão versáteis como o limão. E é esta versatilidade que o torna indispensável em qualquer casa.

O Huffington Post listou dez bons motivos para gostar de limão e para ter sempre em casa:

1. Água com limão. Já lhe tínhamos dito aqui como beber água com limão logo pela manhã acelera e desintoxica o metabolismo corporal.

2. Tempero de saladas. Só precisa de espremer um limão e acrescentar um pouco de azeite para ter um tempero para salada delicioso e saudável.

3. Dar sabor à comida. Espremer um limão pequeno sobre o peixe ou sobre as carnes brancas vai dar um sabor maravilhoso aos seus pratos.

4. Tratar resfriados. Nada melhor quando está com uma gripe ou resfriado do que tomar um chá bem quente de limão e gengibre. Para ficar um pouco doce, acrescente mel.

5. Raspas de limão. Para dar sabor ou um toque vibrante aos seus pratos principais e sobremesas, adicione raspas da casca do limão. Além disso, a casca do limão está cheia de componentes benéficos para a saúde.

6. Limpar tábuas de cortar. O sumo de limão é uma das melhores e mais simples formas de manter as suas tábuas de cortar alimentos limpas e desinfetadas. Basta espremer um limão sobre a tábua, espalhar um pouco de sal grosso e esfregar para remover qualquer sujidade ou restos dos alimentos.

7. Produto de limpeza. O limão pode ser muito útil nas limpezas da casa. Para remover manchas de oxidação nos metais basta misturar sumo de limão com sal até formar uma pasta e depois esfrega-lo no utensílio, deixe atuar cinco minutos, passe por água e seque.

8. Evitar que a fruta e os vegetais oxidem. Depois de cortados as frutas e os vegetais oxidam com o ar, ficando com um aspeto castanho. Basta espremer um pouco do limão para os seus alimentos frescos e o ácido cítrico irá impedi-los de ficar castanhos, pelo menos durante umas horas.

9. Unhas brancas. Se as suas unhas ficaram amarelas depois de passar muito tempo com verniz, basta espremer meio limão numa taça com água morna e deixá-las aí mergulhadas durante uns 10 minutos.

10. Eliminar odores. Sente um cheiro estranho na sua casa e não sabe de onde vem. Em vez de usar ambientadores que podem ser tóxicos, parta um limão às rodelas e deixe-o numa taça a libertar o seu cheiro. Deixar umas cascas de limão junto ao caixote do lixou ou da caixa de areia do gato também vai ajudar a eliminar os maus odores.

Partilhar esta notícia
Referência