Boas razões para consumir vinagre de cidraNotícias de Saúde

Domingo, 25 de Dezembro de 2016 | 21 Visualizações

Fonte de imagem: Saúde Alternativa

Estudos sugerem que o vinagre de cidra ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue e a gordura acumulada.

Se geralmente usa vinagre de vinho, saiba porque é que o vinagre de cidra ou de maçã pode ser uma boa aposta.

Há décadas que o vinagre de cidra é apontado como uma espécie de ‘cura para tudo’. Desde tratar soluços, branquear dentes ou até eliminar a caspa. Quer seja capaz de fazer essas coisas todas ou não a verdade é que há vários estudos que comprovam alguns dos seus benefícios.

Como reporta a CNN, um estudo publicado na revista científica Diabetes Care verificou que consumir duas colheres de sopa de vinagre de cidra com um snack antes de ir para a cama ajuda homens e mulheres com diabetes tipo 2 a baixar os níveis de açúcar no sangue na manhã seguinte.

Outro estudo publicado no mesmo jornal revela que mesmo as pessoas com pré-diabetes beneficiam de tomar vinagre de cidra, conseguindo reduzir as concentrações de glucose no sangue em 25%.

Outros estudos também sugerem que o vinagre de cidra de maçã também pode ajudar quem está a tentar emagrecer. Um estudo publicado no Journal of Agriculture and Food Chemistry sugere que o consumo de vinagre de cidra pode ajudar a desenvolver 10% menos gordura corporal, mesmo quando se tem uma dieta rica em gordura.

Os cientistas acreditam que o ácido acético – componente chave do vinagre de cidra – ‘ligam’ os genes que ativam as enzimas para quebrar a gordura e prevenir o ganho de peso.

O vinagre de cidra também pode promover a saúde digestiva, pois pode aumentar os níveis de bactérias boas nos intestinos e reduzir os sintomas de problemas gastrointestinais.

A CNN destaca que, apesar dos benefícios promissores do vinagre de cidra, não se recomenda que o beba simples, pois pode danificar o esmalte dos dentes e até o esófago. Opte por diluir duas colheres de sopa de vinagre de cidra e uma colher de chá de mel num copo de água morna ou simplesmente use este vinagre para temperar a sua comida.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas