Benefícios de dormir ao lado de um bebéNotícias de Saúde

Sexta, 10 de Julho de 2015 | 752 Visualizações

Fonte de imagem: Beleza Natural

Diz o site especializado Belly Belly que dormir com um bebé traz múltiplos benefícios para a saúde e bem-estar tanto dos pais como do filho.

Este hábito deve ser adotado desde cedo uma vez que também ajuda a melhorar a relação entre ambos. Mas não só.

Conta a publicação que são estes os melhores benefícios de dividir a cama com o filho ainda bebé:

1. Os bebés habituam-se mais facilmente à rotina diária e noturna – nos primeiros tempos de vida, os bebés não conseguem fazer uma distinção clara entre o dia e a noite, mas habituá-los à rotina da mãe pode ajudar a que tenham noites mais tranquilas. Diz a publicação que manter os bebés por perto nas horas de maior confusão faz com que fiquem mais despertos e que durmam melhor durante a noite, principalmente se tiverem a mãe ou o pai por perto.

2. Os bebés aprendem a despertar naturalmente – diz a publicação que os bebés que dormem na mesma cama que os pais tendem a ter um sono mais tranquilo mas menos profundo, o que ajuda a que acordem mais naturalmente.

3. Os pais não precisam de levantar-se para o verem – seja para amamentar, para dar colo ou porque começou a chorar, os pais que dorme ao lado dos filhos conseguem ‘socorre-lo’ mais rapidamente, fazendo, muitas vezes, que as crises de choro passem mais depressa.

4. Os bebés choram menos – com a presença dos pais por perto, os bebés tendem a chorar menos e mesmo quando isso acontece, as ‘crises de choro’ são mais escassas e curtas.

5. Os bebés sentem-se mais seguros – ter o pai e a mãe ao lado no momento de dormir ajuda a que o bebé tenha um sono mais tranquilo e que acorde menos vezes durante a noite com medo.

6. Ajuda a manter o fornecimento adequado de leite materno – de acordo com o site australiano, o facto de a mãe e o bebé dividirem a cama ajuda a que fiquem mais sincronizados no que toca à ‘procura e oferta’ de leite materno.

7. As mães dormem melhor – um estudo recente revela que as mães que não precisam de se levantar durante a noite para ver o bebé no berço têm um sono mais reparador e tranquilizante. Além disso, quando as mães estão perto do bebé libertam a hormona oxitocina, que ajuda a dormir melhor.

8. Existem mais mimos entre pais e filhos – ter o bebé na cama antes de dormir proporciona momentos de afeto e diversão entre os pais e os filhos, o que torna a hora de adormecer mais agradável para os bebés e emocionalmente mais gratificante para os progenitores.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas