Bebidas desportivas aumentam o risco de cárieNotícias de Saúde

Terça, 12 de Julho de 2016 | 1 Visualizações

Embora contenham elevadas quantidades de açúcares, as bebidas energéticas continuam a ser uma das escolhas dos adultos e de alguns jovens.

O consumo de bebidas energéticas está associado a um aumento do risco de cáries em em crianças e jovens. O alerta é da Faculdade de Odontologia da Universidade de Cardiff, que revela que o consumo não desportivo deste tipo de bebidas (em alternativa à água ou a sumos) pode também aumentar o risco de obesidade.

Publicado no British Dental Journal, o estudo indica que há cada vez mais crianças e jovens a consumir bebidas energéticas, com 68% das crianças inquiridas (entre os 12 e os 14 anos) a confessarem ingerir estas bebidas entre uma a sete vezes por semana.

Dos 160 jovens avaliados, 90% dizem que optam por este tipo de bebidas pelo sabor doce que têm e apenas 16% confessam ter o efeito revigorante em conta.

Para os profissionais de saúde bucal, o consumo desmedido destas bebidas e a escolha das mesmas pelo sabor doce deixa os jovens à mercê do aparecimento de cáries e erosões dentárias e de aumentarem o seu peso corporal.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA

Info-Saúde Relacionados