Bebés `cantam` na barriga da mãeNotícias de Saúde

Domingo, 11 de Outubro de 2015 | 214 Visualizações

Fonte de imagem: tuasaude

Há muito que se sabe que os ouvidos do bebé encontram-se completamente desenvolvidos após a 16.ª semana de gravidez. No entanto, acreditava-se que antes da 18.ª semana não tinham capacidade para reagir aos estímulos sonoros que são originados no exterior, sendo que a 26.ª semana era entendida como o patamar mais comum para as primeiras reações.

Agora, uma equipa de cientistas espanhóis não só provou que não só o feto consegue ouvir a partir da 16.ª semana como também reage e até realiza movimentos com os lábios e a língua que, de acordo com os investigadores do Institut Marques de Barcelona, assemelham-se a tentativas de verbalização ou mesmo de canto. Mariza Lopez-Teijon, especialista que liderou o trabalho, afirma que os testes realizados mostram que os bebés respondem a música transmitida através de uma sonda vaginal como se tentassem “falar ou cantar” ao mesmo ritmo.

Para além da confirmação das capacidades auditivas precoces do feto, os resultados desta investigação têm outras implicações. Permitem, nomeadamente, abrir caminho à criação de testes de diagnóstico de surdez in utero, o que pode fazer a diferença na recuperação pós-parto. Para além disso, mostram que o bebé consegue aprender e ser estimulado muito antes de nascer, de acordo com declarações da equipa de investigadores à publicação científica “Ultrasound”.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas