Beber leite ao pequeno-almoço reduz glicose no sangue durante o diaNotícias de Saúde

Quinta, 11 de Outubro de 2018 | 17 Visualizações

Fonte de imagem: VideoBlocks

O consumo de leite ao pequeno-almoço faz reduzir o índice de glicose no sangue ao longo do dia, demonstrou um estudo recente.
 
Conduzido por H. Douglas Goff e equipa, investigadores na Universidade de Guelph, em colaboração com a Universidade de Toronto, ambas no Canadá, o estudo poderá significar que uma pequena alteração na rotina do pequeno-almoço beneficiará a gestão da diabetes de tipo 2.
 
Para este estudo randomizado, os investigadores estudaram os efeitos do aumento da concentração proteica e proporção de proteína de soro de leite em leite consumido com cereais de pequeno-almoço, sobre os níveis de glicose no sangue e saciedade após aquela e outras refeições posteriores.
 
Foi observado que o consumo de leite com cereais de pequeno-almoço fez reduzir a concentração de glicose pós-prandial (glicose no sangue após uma refeição) em comparação com o consumo de água, e a alta concentração de proteína láctea fez descer a glicose pós-prandial em relação ao consumo de leite com uma contração proteica normal.
 
O tratamento com uma elevada concentração de proteínas fez ainda reduzir o apetite após uma segunda refeição, em relação ao equivalente com menos proteínas. 
 
Embora a equipa tenha observado uma redução pequena no consumo de alimentos ao almoço na sequência do aumento da proteína láctea, detetou, no entanto, que o leite consumido com um pequeno-almoço rico em hidratos de carbono fez reduzir a glicose no sangue mesmo após o almoço. Aquele tipo de pequeno-almoço, com leite enriquecido em proteínas fez aumentar aquele efeito.
 
O leite com uma maior proporção de proteína de soro do leite exerceu um efeito limitado sobre a glicose no sangue antes do almoço, mas causou uma maior descida do que a causada pelo leite normal.
 
“Este estudo confirma a importância do leite ao pequeno-almoço para ajudar a desacelerar a digestão dos hidratos de carbono e para ajudar a manter níveis de açúcar no sangue mais baixos. Os nutricionistas salientaram sempre a importância de um pequeno-almoço saudável, e este estudo deveria encorajar os consumidores a incluírem leite nessa refeição”, concluiu H. Douglas Goff.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas