Beber café e descafeinado pode fazer bem ao fígadoNotícias de Saúde

Sexta, 10 de Outubro de 2014 | 145 Visualizações

O consumo de café ou descafeinado, segundo o Instituto Nacional do Cancro norte-americano (INC), pode fazer bem ao fígado por estar associado a níveis baixos de enzimas hepáticas anormais, revela um estudo publicado na revista científica Hepatology na passada quinta-feira.

Um grupo de investigadores do INC norte-americano, em Maryland, EUA, conclui que os compostos químicos presentes no café, exceto a cafeína, podem ajudar a proteger o fígado, avança a publicação científica Wiley.

Os participantes no estudo que bebiam três ou mais chávenas de café por dia tinham os níveis mais baixos de aminotransferase (ALT), aminotransferase (AST), fosfatase alcalina (ALP) e transaminase gama glutamil transferase (GGT), marcadores que determinam a função hepática.

"Os nossos resultados estão relacionados com o consumo de café e descafeinado que levou à redução do número de enzimas hepáticas. Os dados sugerem que os ingredientes do café, para além da cafeína, podem promovar a saúde do fígado", explica Xiao investigador no INC.

O estudo revela também que, em investigações anteriores, se concluiu que o consumo de café pode ajudar a diminuir o risco de desenvolver diabetes, doenças cardiovasculares, cirrose e cancro do fígado.

Segundo a Associação Internacional do Café, o consumo de café aumenta um por cento a cada ano desde 1980 a nível global.

Clique AQUI para aceder ao estudo.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados