Basta uma noite de insónia para aumentar fator de risco de AlzheimerNotícias de Saúde

Terça, 17 de Abril de 2018 | 17 Visualizações

Fonte de imagem: Formularium

Uma noite isolada de insónia não é normalmente causa para preocupação. No entanto, segundo um novo estudo, basta uma noite mal dormida para fazer aumentar um fator de risco para a doença de Alzheimer.
 
O achado foi o resultado de um estudo conduzido pelo Instituto Nacional de Abuso do Álcool e Alcoolismo, EUA, que indicou que basta uma noite de insónia para fazer aumentar os níveis da proteína beta-amiloide que se pensa estar envolvida naquela doença neurodegenerativa. 
 
Quando a proteína beta-amiloide se acumula entre as células cerebrais, formam-se placas, as quais perturbam a comunicação entre aquelas células. Pensa-se que este processo é muito importante no desenvolvimento de Alzheimer.
 
Para o estudo, os investigadores propuseram-se analisar o efeito da privação aguda de sono sobre os níveis de beta-amiloide em humanos e recrutaram 20 adultos saudáveis com idades compreendidas entre os 22 e os 72 anos.
 
Os participantes dormiram uma noite de sono descansado e outra noite de provação de sono. Após cada experiência a equipa efetuou tomografias por emissão de positrões para medir os índices de proteína beta-amiloide no cérebro de cada participante.
 
Como resultado, foi verificado que após uma única noite de privação de sono os níveis de proteína de beta-amiloide tinham aumentado no lado direito do hipocampo e no tálamo do cérebro dos participantes.
 
O hipocampo é a região do cérebro associada à memória de longa duração e o tálamo está envolvido no processamento da informação sensorial.
 
Os investigadores consideram que estes achados constituem uma evidência preliminar do efeito de privação de sono sobre a acumulação de beta-amiloide no cérebro. No entanto não apuraram se uma boa noite de sono poderá reverter aquele efeito.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Proceedings of the National Academy of Sciences”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados