Banana pode ter a cura para gripe, hepatite C e SIDANotícias de Saúde

Sábado, 24 de Outubro de 2015 | 566 Visualizações

Fonte de imagem: healthyfoodhous

Investigadores descobriram uma substância com propriedades antivirais que pode vir a dar origem a drogas para tratar doenças como a gripe, a hepatite C ou a SIDA.  

Uma substância que originalmente se encontra na banana e que terá sido manipulada cuidadosamente em laboratório poderá servir para tratar uma série de vírus. É o que sugere um estudo publicado na revista científica Cell.

Os investigadores sugerem que a substância presente na banana, a lectina (ou ‘BanLec’), quando manipulada adequadamente, pode ajudar a desenvolver fármacos, aproveitando o ‘código do açúcar’ que as células humanas usam para se comunicar.

Esta substância manipulada em laboratório ‘BanLec’ funciona ‘colando-se’ às moléculas de açúcar encontradas na superfície de alguns dos vírus mais mortais do mundo. A partir do momento em que esta droga bloqueia o vírus, torna-se inofensiva – e pode ser facilmente eliminada pelo sistema imunológico do corpo.

O ‘BanLec’ foi descoberto pela primeira vez há cinco anos mas nos testes realizados foi comprovado que provocava efeitos secundários como irritação e inflamação. Mas, a nova versão desta substância agora testada, chamada H84T, conseguiu, em testes realizados em ratos, parar a gripe, sem aumentar a inflamação.

Como reporta o Daily Mail, os investigadores estão muito animados com esta evolução e esperam em breve poder testar esta substância em humanos uma vez que é urgente encontrar uma cura para doenças como a gripe, a hepatite C e a SIDA.

Apesar desta substância se encontrar naturalmente na banana os investigadores sublinham que comer bananas não tem os mesmos efeitos benéficos, uma vez que a substância é uma versão modificada do químico encontrado na fruta. 

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados