Baixos níveis de vitamina D associados a um maior risco de asmaNotícias de Saúde

Quarta, 09 de Novembro de 2016 | 85 Visualizações

Fonte de imagem: Vivo Mais Saudável

A ‘vitamina do Sol’ é uma das mais importantes para a saúde e um estudo vem agora revelar uma ligação entre a vitamina D e a asma.

Os baixos níveis de vitamina D aumentam o risco de uma pessoa ter asma. Esta é a conclusão de um estudo da Escola de Medicina da Universidade de Pittsburg (nos Estados Unidos), que analisou 25 mil pessoas entre os 18 e os 79 anos e ainda 9,700 crianças entre os 6 e os 17 anos.

Ao longo de dez anos, os participantes tiveram que responder a testes sobre as suas capacidades respiratórias, fizeram exames de rotina e viram ainda os níveis de vitamina D avaliados.

Conta a investigação, citada pelo LiveScience, que 68% dos adultos e 70% das crianças foram diagnosticadas com níveis insuficientes de vitamina D e que 1,800 adultos e 1,200 crianças apresentaram um diagnóstico de asma, algo que levou os cientistas a procurarem uma ligação entre estas duas condições. E foi aqui que os resultados surgiram.

De acordo com o estudo, as crianças com insuficiência de vitamina D são 1,35 vezes mais propensas a terem asma quando comparadas com aquelas que possuem valores adequados deste micronutriente. No caso dos adultos, a carência de vitamina D não está diretamente relacionada com um diagnóstico de asma, mas está associada a episódios de dificuldade em respirar.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados