Azia na gravidezNotícias de Saúde

Quinta, 23 de Julho de 2015 | 95 Visualizações

Fonte de imagem: Saudedicas

Consiste numa sensação de ardor que sobe desde o estômago até à faringe. Durante a gestação, o processo digestivo torna-se mais lento devido, entre outras coisas, à pressão do útero contra o estômago. Como consequência, os alimentos que chegam ao estômago são sujeitos, por sua vez, a uma pressão desde o esófago. Agudiza-se no último trimestre de gestação, já que a pressão que o útero exerce sobre o estômago é maior nessa altura.

Sintomas

Manifesta-se, sobretudo, com o estômago vazio. Dá sensação de ardor na zona do estômago e, por vezes, regurgitação dos alimentos. Podem surgir também gases e salivação.

Tratamento

O ideal é comer pequenas quantidades várias vezes ao dia. Devem evitar-se os alimentos ricos em gorduras, as especiarias e os excitantes. Convém sentar-se à mesa com tranquilidade, mastigar corretamente e relaxar durante a digestão.

Um truque eficaz é beber um copo de leite antes de ir para a cama, porque é um alimento que neutraliza o ácido. Não convém deitar-se imediatamente depois de comer. Se, com todas estas precauções, o ardor persiste, convém falar com o médico, que, em certos casos, pode recomendar um antiácido.

Partilhar esta notícia
Autor
Pais
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados