Azia após os excessos do Natal? Eis sete truques para se sentir melhorNotícias de Saúde

Sábado, 26 de Dezembro de 2015 | 138 Visualizações

Fonte de imagem: doutissima

Depois de dois dias (literalmente) à mesa, é comum surgirem os primeiros sintomas de acidez no estômago e azia.

Rabanadas, filhoses, sonhos, bolo-rei, pão-de-ló, leite-creme, azevias e tantos outros doces. O Natal é uma das épocas mais gulosas do ano e aquela em que mais excessos se cometem.

Nos dias seguintes a esta festividade é normal começarem a surgir alguns sintomas de azia, resultante da acidez do estômago. De acordo com o Portal da Saúde, o refluxo ácido consiste na subida do conteúdo do estômago (ácido) para o esófago, sem que haja vómito e depois do Natal é bastante comum que tal aconteça.

Mas existem formas de atenuar estes sintomas. Depois de conversar com alguns especialistas, a Fox News listou os sete truques mais eficazes para aliviar os sintomas de azia e para evitar que o mal-estar volte a acontecer nas festas do Ano Novo.

1. Comer porções menores – depois do jantar de Consoada e do almoço de Natal, é recomendado que se comam doses menores para evitar que a azia se torne mais intensa. Dizer ‘não’ aos doces fritos do Natal é também aconselhado.

2. Evitar os potenciadores de azia – o refluxo ácido é comum ao longo do ano e, por isso, é importante as pessoas conhecerem os alimentos que podem, à priori, provocar a acidez e azia. Evitar esses alimentos nos dias após as festas é o ideal.

3. Beber pouco – entre o Natal e a passagem para o novo ano, é recomendado que se evitem as bebidas alcoólicas ou que estas sejam ingeridas em menores quantidades.

4. Não beber café após as refeições – seja nos dias seguintes ao Natal ou até mesmo nos dias de festa, o café depois das refeições deve ser evitado, sob a pena de intensificar a sensação de azia.

5. Optar por antiácidos – nos casos de azia contínua e intensa, deve-se visitar um médico e procurar um antiácido que alivie os sintomas.

6. Não dormir depois das refeições – principalmente depois do jantar e almoço de Ano Novo. Dormir pode desacelerar o processo de digestão e provocar azia.

7. Dar um passeio – também já a pensar nos abusos alimentares do Ano Novo, fica a dica para começar o dia 1 de janeiro com um passeio depois da refeição.

Partilhar esta notícia
Referência

Info-Saúde Relacionados