Azeite protege coração contra poluição do arNotícias de Saúde

Quarta, 04 de Junho de 2014 | 76 Visualizações

O azeite protege o sistema cardiovascular contra os efeitos da poluição do ar, revela um estudo recente realizado nos EUA. Os resultados foram apresentados esta semana numa conferência internacional da American Thoracic Society.

“A exposição à poluição do ar pode conduzir à disfunção endotelial, uma condição que prejudica o funcionamento dos vasos sanguíneos e que é um fator de risco em termos de doenças cardiovasculares, acentuando a aterosclerose,” sublinha o líder do estudo, Haiyan Tong, investigador da United States Environmental Protection Agency, que realizou a investigação. 

“Uma vez que o azeite e os óleos de peixe são conhecidos pelas propriedades que beneficiam o sistema endotelial, quisemos confirmar a eficácia dos suplementos de azeite num ambiente exposto à poluição”, acrescenta o investigador em comunicado.

O estudo envolveu 42 indivíduos saudáveis. Ao longo de quatro semanas, alguns dos participantes, selecionados de forma aleatória, consumiram 3 gramas extra de azeite, outros adicionaram óleos de peixe à sua dieta e outros não receberam qualquer suplemento.

Durante a investigação os indivíduos foram expostos, duas horas por dia, à poluição do ar, dentro de uma câmara. Os investigadores mediram a função endotelial dos participantes antes, durante e depois da exposição à poluição. 

A equipa verificou que apenas o grupo que tomou suplementos de azeite manteve a função endotelial protegida. Além disso, neste grupo, a proteína que permite quebrar os coágulos sanguíneos também registou uma melhoria do seu funcionamento. 

“O nosso estudo sugere que o consumo de azeite pode proteger o corpo contra problemas vasculares relacionados com a poluição”, conclui o investigador Haiyan Tong. 

Clique Aqui para aceder ao comunicado da American Thoracic Society (em inglês).

Partilhar esta notícia
Autor
Boas Notícias
Referência
conferência internacional da American Thoracic Society

Notícias Relacionadas