Aveiro «inventa» folha de fruta não comercializadaNotícias de Saúde

Domingo, 07 de Dezembro de 2014 | 18 Visualizações

Fonte de imagem: Trabalhando a Folha

Uma película feita de fruta desidratada e não comercializada, tamanho A5 para caber numa mochila, foi idealizada por três alunos e quatro professores do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro (UA). A película, que é apresentada em embalagens trendy e uma identidade gráfica forte, tem aspirações a entrar no exigente mercado alimentar de produtos gourmet. O projecto chama-se Folha de Fruta.

Trinta por cento da fruta produzida não é comercializada por ser feia e não se enquadrar nos padrões de venda. Constituem um desperdício. Um grupo da UA quer acrescentar valor a este desperdício e fazer dele um produto gourmet.

Como? Triturando, desidratando e, eventualmente, adicionando outros suplementos para obter uma película que pode ser vendida em folhas A5 a partir dessa fruta que é desperdiçada. Uma das particularidades do projecto é a forma de abordagem: a partir do design.

A ideia venceu a terceira edição do concurso universitário CAP – Cultiva o Teu Futuro. Esta edição do concurso, que contabilizou 114 inscrições, envolvendo 341 candidatos e 55 professores de 44 universidades, foi subordinada ao tema “Inovação no sector hortofrutícola”. Dos 16 melhores projectos seleccionados com propostas para o setor hortofrutícola, quatro foram apresentados por grupos ligados à licenciatura em Design da Universidade de Aveiro. À iniciativa poderiam concorrer estudantes de todas as áreas, com orientação de docentes, tendo concorrido alunos de Agronomia, de Gestão, entre muitos outros.

A ideia venceu ainda a categoria de Produto Inovação, na III Edição da Gala Viva "Frutas & Legumes", promovida pelo Centro Operativo e Tecnológico Hortofrutícola Nacional (COTHN), a 14 de Novembro.
Exibindo a folha

Exibindo a folha

O grupo de alunos de Design da UA é formado por André Silva, Ana Beatriz Martins e Inês Seixas, sob orientação dos docentes Rui Costa, Teresa Franqueira, Raúl Pinto e Pedro Carvalho de Almeida, venceu com o projecto "Folhas de fruta!".

O grupo vencedor recebeu um prémio no valor de seis mil euros. Aos docentes que acompanharam a realização do trabalho foi atribuído um prémio no valor de três mil euros.

A ideia surgiu a partir das pesquisas para a disciplina Projceto de Design em Empresas da licenciatura em Design da UA e pela vontade em valorizar algo que até agora tem sido encarado como desperdício.

Neste momento, a equipa procura parceiros para conseguir tornar esta ideia um produto comercializável.

A equipa: Raúl Pinto, Beatriz Martins, Inês Seixas (apenas como nome), André Silva, Teresa Franqueira, Rui Costa, Pedro Almeida

A equipa: Raúl Pinto, Beatriz Martins, Inês Seixas (apenas como nome), André Silva, Teresa Franqueira, Rui Costa, Pedro Almeida

Partilhar esta notícia
Autor
Ciência Hoje
Referência
Universidade de Aveiro

Notícias Relacionadas