AVC faz duplicar o risco de demênciaNotícias de Saúde

Terça, 04 de Setembro de 2018 | 27 Visualizações

Fonte de imagem: Exame

As pessoas que sofrem um acidente vascular cerebral (AVC) correm cerca do dobro do risco de desenvolverem demência, indicou um estudo.
 
Conduzido por uma equipa de investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade de Exeter, Reino Unido, o estudo de grandes dimensões analisou o risco de demência relacionado com a ocorrência de AVC em mais de 3,2 milhões de pessoas de vários pontos do mundo.
 
Para a seu estudo, que consistiu numa meta-análise, os investigadores pesquisaram 36 estudos que incluíam 1,9 milhões de participantes que tinham sofrido um AVC. Adicionalmente, reviram outros 12 estudos com cerca de 1,3 milhões de participantes que observavam a incidência de AVC no decorrer do período do estudo. 
 
Os investigadores apuraram, de facto, a existência de uma relação entre um AVC e a demência, que persistia mesmo após terem sido considerados outros fatores de risco para a demência como diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares.
 
O estudo confirma os achados de um outro anterior que tinha também estabelecido uma relação entre o AVC e a demência, mas que, todavia, não tinha quantificado o grau de aumento do risco de demência na sequência de um AVC. 
 
“Descobrimos que um historial de AVC aumenta o risco de demência em cerca de 70% e os AVC recentes mais que duplicam o risco. Considerando o quão comum são o AVC e a demência, esta forte ligação constitui um achado importante. Melhoramentos na prevenção de AVC e os cuidados pós-AVC poderão assim desempenhar um papel-chave na prevenção da demência”, observou Ilianna Lourida, da Universidade de Exeter.
 
David Llewellyn, investigador também neste estudo comentou que “os nossos achados (…) reforçam a importância de proteger o fornecimento de sangue no cérebro quando se tenta reduzir a incidência global de demência".

 

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “Alzheimer's & Dementia: The Journal of the Alzheimer's Association”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados