Aumentar o volume da televisão pode ser um sinal de alertaNotícias de Saúde

Quarta, 11 de Novembro de 2015 | 106 Visualizações

Fonte de imagem: aba

O hábito de aumentar o volume do som do televisor não deve ser desvalorizado.

É comum pegar no comando e aumentar o som da televisão em um, dois ou três números. É comum fazê-lo algumas vezes, mas quando se trata de um hábito rotineiro – e alvo de queixas por parte de terceiros – pode ser um sinal de alarme a começar a soar.

Aumentar o volume da televisão e desvalorizar o número de vezes que tal acontece (e que pode levar a que o volume seja cada vez mais aumentado) pode contribuir para acelerar o processo de deterioração da capacidade atribuída a este sentido.

Esta situação, lê-se num comunicado enviado às redações, pode ser colmatada com “prevenção”, isto é, com a “visita regular a um especialista”, como refere Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES – Centros Auditivos em Portugal.

“Os progressos tecnológicos verificados nesta área ditam que, na maioria dos casos é possível evitar/abrandar e até solucionar a perda auditiva. Para além dos aparelhos – a tecnologia mais comum – existem complementos, como os sistemas estéreos domésticos para ouvir TV, que funcionam como amplificadores de som, e que podem melhorar consideravelmente o dia-a-dia das pessoas com perda auditiva”, acrescenta a Diretora-Geral da GAES.

Partilhar esta notícia
Referência