Aspirina pode proteger contra cancro do cólon. Como?Notícias de Saúde

Terça, 02 de Outubro de 2018 | 15 Visualizações

Fonte de imagem: Rogue Health and Fitness

Uma equipa de investigadores descobriu o mecanismo através do qual a aspirina pode oferecer proteção contra o cancro do cólon.

Num estudo conduzido no Centro de Edimburgo da Investigação do Cancro (Cancer Research UK), na Universidade de Edimburgo, Reino Unido, os investigadores descobriram que o famoso analgésico bloqueia um processo essencial associado à formação de tumores. 

Essencialmente, a equipa concentrou-se sobre os nucléolos, que são estruturas que se encontram no interior das células. A ativação dos nucléolos promove a formação dos tumores e a disfunção dos mesmos foi associada ao desenvolvimento das doenças de Parkinson e de Alzheimer.

Considerando que nem todos os pacientes com cancro do cólon respondem à aspirina, estes achados poderão ajudar a identificar que pacientes poderão melhor beneficiar com a toma do fármaco. Como é sabido, a aspirina pode causar hemorragias internas e alguns tipos de acidente vascular cerebral (AVC), pelo que o uso prolongado da mesma não é recomendado. 

 

<p "="" style="margin: 0px 0px 15px; padding: 0px; border: 0px; font: inherit; vertical-align: baseline;">“Estamos muito entusiasmados com estes achados pois sugerem um mecanismo através do qual a aspirina poderá atuar contra múltiplas doenças. Uma melhor perceção de como a aspirina bloqueia a TIF-IA e a atividade dos nucléolos é muito promissora para o desenvolvimento de novos tratamentos e de terapêuticas direcionadas”, concluiu Lesley Stark que participou neste estudo.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas