Asma e gripe em crianças: uma combinação problemáticaNotícias de Saúde

Quarta, 06 de Junho de 2018 | 313 Visualizações

Fonte de imagem: Medical Xpress

Um novo estudo sugere que vacinar contra a gripe crianças com asma em idade pré-escolar poderá reduzir dramaticamente o risco de serem hospitalizadas na sequência de uma crise asmática.
 
A asma e os vírus respiratórios são uma combinação problemática. Um paciente com asma, especialmente uma criança em idade pré-escolar, que esteja enfraquecido com um vírus da constipação ou da gripe, apresenta maior propensão para não responder ao tratamento recebido nas urgências perante uma crise de asma. 
 
A equipa de investigadores que conduziu este estudo, do Hospital Pediátrico Sainte-Justine, afiliado à Universidade de Montreal, Canadá, defende que as crianças asmáticas poderão beneficiar largamente com a vacina contra a gripe.
 
Para o estudo, a equipa analisou cerca de 1.000 crianças que tinham recebido tratamento para crises moderadas e severas de asma nas urgências daquele hospital. Foram recolhidas e analisadas amostras de fluído nasal das crianças para verificação da presença de vírus respiratórios.
 
Os resultados das análises revelaram que quase dois terços das crianças possuíam um vírus respiratório. Ao receberem o tratamento padrão para a crise de asma (corticosteroides orais ou broncodilatadores inaláveis), 20% das crianças não reagiram e na maioria tiveram que ser hospitalizadas.
 
Nas crianças que tinham também gripe o risco de não responderem ao tratamento subiu para 37% ou mais, em relação às que não tinham um vírus. Nas crianças que apresentavam o vírus sincicial respiratório (VSR) registou-se também uma falha elevada nos tratamentos para a asma.
 
No entanto, nas crianças que apresentavam o rinovírus humano, responsável pela constipação comum, a resposta ao tratamento foi bastante bem-sucedida, o que animou os investigadores pois a maioria das crises de asma que necessitam de ida às urgências são desencadeadas maioritariamente por aquele vírus.
 
Os investigadores recomendam assim, a vacinação de todas as crianças com asma contra a gripe.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Pediatrics”

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados