As varizes estão associadas a um maior risco de coágulos sanguíneos?Notícias de Saúde

Segunda, 05 de Março de 2018 | 134 Visualizações

Fonte de imagem: Prevention

Um novo estudo sugeriu que as pessoas com varizes poderão estar expostas a um maior risco de coagulo sanguíneo, conhecido como trombose venosa profunda (TVP).
 
As varizes são relativamente frequentes e podem afetar até 30% dos adultos. No entanto, não são normalmente consideradas como apresentando sérios riscos para a saúde. 
 
Considerando que não existe muita informação sobre a relação entre as varizes e o risco de outras doenças vasculares (além da TVP) como a embolia pulmonar (EP) e a doença arterial periférica (DAP), uma equipa de investigadores da Universidade de Medicina da China, Taiwan, propôs-se investigar essa associação.
 
Para o estudo, a equipa comparou assim o risco de desenvolvimento de TVP, DAP e EP em 212.984 pacientes com varizes, com o risco apresentado por 212.984 pacientes sem varizes, recrutados entre 2001 e 2013 e seguidos até fim de 2014. 
 
Todos os pacientes tinham 20 ou mais anos de idade e foram excluídos os que tinham recebido um diagnóstico de alguma daquelas doenças anteriormente. Os dados foram recolhidos de processos clínicos de Taiwan.
 
Como resultado, foi verificado que os pacientes com varizes apresentavam um risco substancialmente superior de desenvolverem TVP em relação aos que não tinham varizes, numa relação de 6,55 contra 1,23 per 1.000 pessoas-anos, respetivamente.
 
Relativamente ao risco de DAP e EP, os resultados foram menos claros, devido a potenciais variáveis de confundimento.
 
Este estudo é observacional e apresenta limitações. Como tal, são necessários mais estudos para determinar se a associação entre as varizes e a TVP é causal ou se representa um conjunto de fatores de risco comuns. Os dados não incluíram pacientes que não procuraram cuidados médicos.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na revista “JAMA”

Info-Saúde Relacionados