As articulações doem mais quando está frio. Saiba porquêNotícias de Saúde

Sexta, 16 de Dezembro de 2016 | 141 Visualizações

Fonte de imagem: Dicas de Saúde

Não é uma coisa dos idosos, pode acontecer a toda a gente.

As dores nas articulações geralmente são provocadas por lesões ou algum problema de saúde. Mas, para algumas pessoa o tempo frio traz sempre uma dor leve e rigidez nas articulações.

A ideia de que o frio pode provocar dores nas articulações pode parecer uma ficção só defendida por idosos mas é mesmo verdade.

O frio realmente faz com que sinta dores nas articulações, especialmente nos joelhos. A fisioterapeuta Lauren Farrel explica à revista Self que há pouca investigação para provar porque é que isto acontece mas, que alguns estudos sugerem uma boa teoria.

Segundo a especialista, quando está frio o corpo tem de conservar o calor interno e acaba por direcionar o calor mais para os órgãos internos no centro do corpo, como o coração ou os pulmões, do que para os membros.

Portanto, quando isso acontece os vasos sanguíneos das articulações dos braços, pernas, ombros e joelhos contraem-se. E ter menos sangue a passar por essas áreas faz com que estas fiquem mais frias e rijas, o que pode provocar desconforto e até dor.

Partilhar esta notícia
Referência