Ardor nos olhos? Eis as possíveis causasNotícias de Saúde

Terça, 01 de Novembro de 2016 | 954 Visualizações

Fonte de imagem: Viva Melhor Online

Coçar os olhos está fora de questão.

A sensação de comichão e/ou ardor pode surgir momentaneamente ou prolongar-se ao longo de dias. A sensibilidade ocular é mais comum nos meses da primavera, mas as alergias sazonais estão longe de serem as únicas causas para este mal-estar ocular.

Como explica à Self o médico Mark Jacquot, as alergias a animais ou a determinados alimentos podem igualmente causar pequenos danos nos olhos, deixando-os mais irritados e com lágrimas. A conjuntivite alérgica, por exemplo, “são basicamente mini reações alérgicas a algum alergénico – que pode ser comida ou ambiente, ou alergia sazonal – nos olhos”.

E por falar em conjuntivite alérgica, a conjuntivite mais normal – e que se baseia no olho vermelho e, por vezes, inchado – é também uma causa para a sensação de comichão e/ou ardor, que pode ainda surgir também quando os olhos estão mais secos ou quando a pessoa sofre de um problema chamado olho seco crónico.

O uso de produtos que possam causar irritação, como alguns tipos de maquilhagem, pode dar origem a uma dermatite atópica no rosto, deixando os olhos à mercê de uma possível irritação. Coçar os olhos está fora de questão, especialmente quando estes possuem uma maior quantidade de lágrimas.

inflamação da pálpebra (ou, terçolho) faz com que os olhos fiquem secos, irritados, vermelhos e com uma sensação de ‘areia’. Esta sensação de ‘areia’ nos olhos é também comum entre as pessoas que passam horas a fio em frente ao computador, uma vez que não pestanejam as vezes suficientes e, por isso, ficam com um maior cansaço e falta de concentração, o que faz com que se esforcem mais para ver. Tanto o terçolho como as longas horas ao computador são motivos para a sensação de ardor constante e duradoura.

entrada de um agente externo no olho e o uso incorreto de lentes de contactopodem também estar na origem da sensação de ardor e de comichão dos olhos.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas