Aquecer o adoçante sucralose pode trazer riscos para a saúdeNotícias de Saúde

Quinta, 02 de Junho de 2016 | 39 Visualizações

Fonte de imagem: cocinilla

O adoçante artificial sucralose é um dos mais consumidos do mundo, mas a forma como é usado pode trazer implicações sérias para a saúde.

Trocar o açúcar refinado por adoçantes e opções menos calóricas e com menores índices glicémicos é uma aposta cada vez mais frequente entre os consumidores e as próprias marcas de adoçantes.

Atualmente, a par da stevia, o adoçante artificial sucralose é um dos mais consumidos, não só pelo baixo teor calórico como também por ser classificado um dos mais seguros. Contudo, sabe-se agora que essa segurança pode ficar comprometida na forma como o adoçante é usado.

Um estudo da Universidade Estadual de Campinas, no Brasil, revela que aquecer o adoçante artificial sucralose a mais de 98º graus pode fazer com que este se torne instável e liberte compostos potencialmente tóxicos, lê-se no site da revista Exame.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports e um dos seus autores mostra-se preocupado com o resultado obtido, uma vez que é fácil atingir os 98º graus durante a confeção de alguns alimentos, como os bolos, por exemplo.

Partilhar esta notícia
Referência
POR DANIELA COSTA TEIXEIRA