Aprender linguagem gestual pode melhorar a visãoNotícias de Saúde

Domingo, 19 de Fevereiro de 2017 | 72 Visualizações

Fonte de imagem: The Odyssey Online

Estudo relaciona a capacidade de comunicar por gestos com uma melhoria da qualidade da visão.

Um pequeno estudo da Universidade de Sheffield, em Inglaterra, sugere que aprender linguagem gestual pode trazer benefícios para a visão.

Recentemente publicado na revista Fronties in Psychology, e citado pela NY Magazine, o estudo contou com a participação de três grupos de pessoas. Um dos grupos era composto por pessoas que tinham nascido surdas, outro por pessoas que tinham a audição intacta e que sabiam a linguagem gestual do Reino Unido e, por um, um grupo com pessoas que ouviam bem e não conheciam a linguagem gestual.

Todos os participantes tiveram que realizar um teste em computadores enquanto a sua capacidade visual e tempo de reação eram avaliados. E como seria de esperar, foram as pessoas surdas as que apresentaram melhores resultados visuais, uma conclusão que vai ao encontro de antigas teorias que indicam que as pessoas surdas ficam com o sentido de visão mais apurado.

Contudo, as pessoas que tinham a audição intacta mas que conheciam a linguagem gestual também mostraram uma boa capacidade de visão e de reação quando comparadas com aquelas que ouviam bem mas que não conheciam esta forma de comunicar por gestos.

Para a revista Mental Floss, lê-se na NY Magazine, os resultados do estudo sugerem que “a fluência de linguagem de sinais exige ou desenvolve habilidades de processamento visual”.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas