Aprenda a manter os ouvidos saudáveis no verãoNotícias de Saúde

Segunda, 06 de Julho de 2015 | 63 Visualizações

Fonte de imagem: gazetavirtual

 Centros Auditivos revela quais os melhores truques para manter os ouvidos saudáveis durante o verão, altura do ano em que o corpo passa mais tempo dentro de água e à mercê de agressões ambientais.

Nesta altura do ano, “as crianças e os idosos, bem como as pessoas que realizam desportos aquáticos, estão entre aqueles que devem ter cuidado acrescido com a audição”, identifica Dulce Martins Paiva, Diretora-Geral da GAES, num comunicado enviado esta quinta-feira às redações.

A otite é a consequência mais comum da falta de proteção auditiva no período de férias, mas existem outras que podem e devem ser evitadas. Eis como:

1. Evitar nadar em águas pouco saudáveis – diz a GAES que as “águas contaminadas contêm centenas de bactérias e germes que podem danificar o equilibro dos ouvidos”, por isso, é importante apenas mergulhar em mares de praias com Bandeira Azul.

2. Não usar cotonetes – não é apenas no verão que o uso de cotonetes é desaconselhado. Este objeto pode dificultar o sistema natural de limpeza do ouvido, causando, por exemplo, obstruções.

3. Secar os ouvidos – seja depois do banhou ou de uma ida ao mar ou à piscina, é importante secar os ouvidos para evitar infeções por fungos ou bactérias, diz a empresa.

4. Mergulhar lentamente – é comum ver as pessoas a correr para o mar ou a saltar para a piscina para mergulhar, mas ambas as situações podem ser altamente prejudiciais à saúde auditiva.

5. Usar proteção auditiva – a GAES recomenda que sejam de “material flexível, leve e hipoalergénico”.

6. Ter atenção à pressão que o voo provoca nos ouvidos – as viagens de avião é importante não mascar pastilhas elásticas e tentar evitar sentir frio, de forma a não espirrar.

7. Ter atenção às correntes de ar – seja as correntes de ar no carro ou o forte vento junto do mar, as pessoas devem proteger os ouvidos para evitar infeções indesejadas.

Partilhar esta notícia
Referência

Info-Saúde Relacionados