Aparelho engana o cérebro e torna injeções indoloresNotícias de Saúde

Segunda, 20 de Outubro de 2014 | 53 Visualizações

Ninguém gosta de levar injeções. Agora, um novo dispositovo promete acabar com estes momentos dolorosos aplicando pressão e vibração no local onde a agulha é inserida o que faz com o cérebro seja "enganado" e não emita sinais de dor. O dispositivo foi apresentado, na semana passada, num encontro da Sociedade Norte-Americana de Anestesistas.

Os investigadores testaram o engenho em 21 adultos através do uso de diferentes níveis de pressão, vibração e arrefecimento ou aquecimento na pele.

A perceção de dor foi menor quando o local onde a agulha foi inserida sofreu, previamente, uma determinada pressão ou vibração, durante cerca de 20 segundos.

O conceito provém da "distração", ou seja, do controlo da sensação de dor, na qual essas sensações - pressão, vibração e temperatura - "fecham" o acesso do cérebro que controla o registo da dor, explica Wiiliam McKay, autor do estudo e professor de anestesiologia na Universidade de Saskatchewan, Canadá.

O líder da investigação salienta ainda, em comunicado, que 1 em 10 pessoas tem fobia a agulhas pelo que esta técnica poderá facilitar o processo de vacinação e promover a doação de sangue. 

O método criado por William McKay pode ser utilizado em casos de tratamento por via intravenosa, doação de sangue ou administração de vacinas.

Clique AQUI para ler o comunicado completo.

Partilhar esta notícia
Referência
Sociedade Norte-Americana de Anestesistas

Notícias Relacionadas