Apanhar sol pode aumentar fertilidadeNotícias de Saúde

Quinta, 25 de Junho de 2015 | 110 Visualizações

Aumentar a exposição aos raios solares pode ajudar a mulher a ser mãe mas, mas a chave está no estado do tempo do mês anterior à conceção, e não se tem apanhado sol nos dias em que está a tentar engravidar.

Durante a apresentação no encontro anual da Sociedade Europeia de Reprodução Humana e Embriologia, realizado em Lisboa, o investigador belga Dr. Frank Vandekerckhove explicou que as temperaturas mais altas, a falta de chuva e a luz solar melhoraram a fertilidade.

Durante a conferência sobre fertilidade, o investigador disse: “Num mundo onde a reprodução se está a tornar cada vez mais medicamentada, a luz solar pode ser uma forma simples de aumentar a fertilidade”, como relata o Huffington Post.

Esta conclusão surge depois de Vandekerckhove, investigador do Centro para a Medicina Reprodutiva da Universidade de Ghent, ter estudado os resultados de Fertilização in Vitro de seis mil mulheres durante um período de seis anos e ter comparado as datas dos seus tratamentos com as condições meteorológicas da altura.  

Neste estudo, o investigador encontrou uma relação entre o tempo soalheiro e um aumento de 35% de probabilidade de a mulher ser sucedida no seu tratamento de Fertilização in Vitro, se esta esteve exposta aos raios solares no mês anterior ao tratamento.

O Dr. Vandekerckhove explica que o aumento dos níveis de vitamina D, conseguidos por uma exposição da pele ao sol, foi o fator chave para melhor as hipóteses da mulher engravidar.

Apesar de o estudo ter sido feito com pacientes em tratamentos de infertilidade, o investigador sublinha que estas conclusões podem ser facilmente aplicadas para mulheres que querem engravidar naturalmente.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas