Antibióticos são mesmo eficazes para a apendicite infantilNotícias de Saúde

Quinta, 23 de Fevereiro de 2017 | 66 Visualizações

Fonte de imagem: OMICS International

Nem todos os casos de apendicite têm de ser tratados por via da cirurgia. Um recente estudo vem comprovar a eficácia e segurança do uso do antibiótico.

Quando a apendicite que afeta uma criança não é aguda ou complicada, o uso de antibióticos é uma opção eficaz e segura no tratamento, evitando-se, assim, a cirurgia de remoção do apêndice (apendicectomia).

Quem o diz é a Universidade de Southampton, no Reino Unido, que analisou 10 estudos e ensaios científicos feitos na última década sobre a apendicite infantil e concluiu que a antibioterapia é mesmo uma alternativa a ter em conta, exceto nos casos de apendicite aguda ou na iminência da rotura do apêndice, onde será necessária uma cirurgia.

“O nosso trabalho mostra que os antibióticos podem ser uma estratégia terapêutica para as crianças”, diz o diretor da investigação Nigel Hall, citado pelo site News Medical.

Publicada na revista Pediatrics, a revisão científica revela ainda que o recurso a antibióticos pode ser também uma alternativa para as apendicites em adultos, contudo, podem ser necessários mais estudos para comprovar a total eficácia e segurança do tratamento.

Partilhar esta notícia
Referência
Daniela Costa Teixeira

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados