Antibiótico com origem no solo pode ser eficaz no combate às “super-bactérias”Notícias de Saúde

Sexta, 07 de Setembro de 2018 | 25 Visualizações

Fonte de imagem: United Hospital Fund

Uma equipa de cientistas chineses descobriu um novo antibiótico da família das albomicinas, proveniente de uma molécula produzida pelo solo, a streptomyces griséus, que se revelou eficaz no combate às “super-bactérias”.

De acordo com a investigação, a albomicina δ2 foi particularmente eficaz no tratamento de infeções provocadas pelas bactérias streptococcus pneumoniae e a staphylococcus aureus em pacientes chineses. No caso da bactéria staphylococcus aureus, a molécula revelou ser 16 vezes mais eficaz que a ciproflixacina.

A primeira variante das albomicinas foi isolada em 1947, na União Soviética, sendo «utilizada  com sucesso no tratamento de infeções bacterianas», segundo Yun He, um dos autores deste estudo, citado no jornal “Contacto”.Já em 1955, Georgii Frantsevich Gause, biólogo russo, afirmava que este micro-organismo era eficaz no tratamento de pneumonia, disenteria e sarampo em crianças.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) já havia alertado para a necessidade de novos antibióticos que combatessem 12 novos tipos de “super-bactérias”, onde a streptococcus pneumoniae e a staphylococcus aureus estavam incluídas.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados