Anda cansado e sem energia? Coma um destes alimentosNotícias de Saúde

Quarta, 29 de Abril de 2015 | 463 Visualizações

São os chamados super-alimentos, segundo referem ao The Daily Mail Lee Holmes, autora de vários livros e do blogue Supercharged Food, e Sally Norton, cirurgiã e especialista em nutrição. Fontes poderosas de valor nutricional, estes 15 alimentos (mais água) ajudam a evitar muitas doenças e alguns tipos de cancro.

1. Espinafres. São extremamente ricos em ferro, magnésio e potássio, pelo que ajudam na produção de energia, na digestão eficaz e na regulação da função dos nervos e músculos.

2. Abóbora e sementes de girassol. Alimentos ricos em magnésio, ajudam a relaxar os músculos e a manter níveis adequados de cálcio.

3. Batata-doce. É fonte de carboidratos, além de ter ferro, potássio, magnésio, vitamina C e vitamina D - que ajudam a aumentar os níveis de energia.

4. Nozes. Os seus principais nutrientes são Ómega 3 e 6, vitaminas C e E, zinco, potássio e arginina, um aminoácido.

5. Iogurte. Ajuda a regular o intestino e a emagrecer, além de aumentar a imunidade.

6. Salmão. É uma das principais fontes de ómega 3 ácidos graxos e outros nutrientes;

7. Cogumelos. Uma chávena de cogumelos fornece quase 50% da quantidade de ferro indicada para um dia, num adulto.

8. Produtos frescos. De preferência da estação. Exemplo dos vegetais, produtos como vegetais: esses produtos têm a maior quantidade de nutrientes que um vegetal pode ter e são os melhores para combater a fadiga.

9. Ovos. São a maior fonte de proteínas para o corpo.

10. Cerejas. Fruto com elevados níveis de antioxidantes e, como tal, tem propriedades anti-inflamatórias. Ajuda a dormir melhor e a recuperar após uma lesão desportiva ou excesso de exercício físico.

11. Abacate. É uma importante fonte de gorduras monoinsaturadas, capazes de reduzir os níveis do chamado "mau colesterol" e, como consequência, reduzir o risco de ataque cardíaco e acidente vascular cerebral.

12. Arandos. Mais conhecidos no tratamento das infeções urinárias, estas bagas melhoram a saúde cardiovascular, passando pela prevenção de certos tipos de cancro, até melhorar a saúde oral. A razão: os polifenóis, com propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

13. Mirtilos. Com elevado nível de antioxidantes, vitaminas e minerais, os mirtilos têm sido associados à saúde cardiovascular, prevenção do cancro, reforço da função cerebral e melhoria da visão. Alguns estudos defendem que os mirtilos podem ajudar a atrasar o envelhecimento.

14. Sementes de abóbora. Fornecem elevados níveis de proteína, fibra, magnésio, fósforo e é também uma fonte rica de zinco. São importantes para a imunidade, crescimento e divisão celular, bem como para o sono, estado de espírito ou humor e saúde da pele e dos olhos.

15. Sementes de chia. Cada vez mais populares, estas sementes têm um elevado nível de nutrientes e baixo número de calorias. Ricas em antioxidantes, fibras solúveis e minerais, estas sementes são também uma excelente fonte de ómega 3 e cálcio, mais do que o leite.

E ainda... Água. É um clássico, mas muita gente esquece-se e pensa que basta beber refrigerantes ou chá. A água é essencial para o funcionamento de todo o corpo, além de ser responsável por transportar nutrientes e oxigénio para as células.

Partilhar esta notícia
Autor
Dinheiro Vivo
Referência
Paula Brito

Notícias Relacionadas