Anda a cuidar bem dos seus dentes?Notícias de Saúde

Sábado, 25 de Julho de 2015 | 56 Visualizações

Fonte de imagem: www.yeniposta

Acha que basta meio minuto a escovar o dentes depois de comer para que os seus dentes fiquem fora de ‘perigo’? Saiba que há muito mais que pode fazer para proteger os seus dentes das doenças.

A diretora da clínica londrina do grupo Smiling Dental, Uchenna Okoye, falou com o Daily Mail e destacou alguns dos erros mais comuns e deu algumas dicas para aprender a tratar dos dentes como um verdadeiro dentista. 

Nada de para cima e para baixo. É habitual recomendar-se que se escovem os dentes de cima para baixo e não da esquerda para a direita, como muitas pessoas fazem, mas a médica especialista explica que se escovar os dentes para cima e para baixo com força pode danificar as gengivas. O melhor é mesmo fazê-lo de forma circular, como o faz a escova elétrica, e devagar.

Cuidado com as pastilhas elásticas. Se não quer danificar os dentes, a especialista recomenda que não fique com a pastilha elástica na boca mais de dez minutos. Quando mascamos pastilha estamos a obrigar os dentes a fazer algo para o qual não foram concebidos, uma vez que não estão a cortar alimentos como é suposto. Isto pode fazer com que choquem entre si e se desgastem.

Os morangos são um bom branqueador. Uchenna Okoye explica esfregar os dentes com uma pasta formada por oito morangos moles misturados com meia colher de chá de bicarbonato de sódio ajuda a remover a sujidade da superfície, especialmente a causada pelo tabaco e bebidas, como café ou chá.

Lave os dentes antes do pequeno-almoço. Regra geral as pessoas escovam os dentes para retirar os restos de comida, e por isso fazem-no depois de comer. A razão que faz com que a especialista recomende que se lavem os dentes antes do pequeno-almoço é que é nesta refeição que se comem comidas mais ácidas como os sumos naturais, por exemplo. Quando lavamos os dentes depois de ingerir estes alimentos ácidos vamos estar a espalhar o ácido e o açúcar pelos dentes, o que danifica o esmalte.

Não se esqueça do fio dental. É essencial usar fio dental para retirar a sujidade que se acumula entre os dentes. No mínimo, use-o dia sim, dia não. Ainda que o uso diário seja recomendado, para evitar o crescimento de bactérias entre os dentes.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas