Altura pode influenciar o risco de desenvolver cancroNotícias de Saúde

Sábado, 03 de Outubro de 2015 | 13 Visualizações

Fonte de imagem: pulseheadlines

Um estudo sueco sugere que quanto mais alta é uma pessoa, maior o risco de desenvolver cancro de pele e mama, além de outros tumores.

Uma investigação do instituto sueco Karolinska, em Estocolmo, indica que para cada 10 centímetros de altura num adulto, o risco de vir a sofrer de um cancro é 18% maior nas mulheres e 11% nos homens.

Como destaca a BBC, estudos anteriores já haviam apontado para uma relação entre altura e risco de cancro, embora as causas para isso não estivessem claras.

Segundo a investigadora Emelie Benyi, que conduziu o estudo sueco, são necessários mais estudos para entender a relação entre altura e cancro, mas há várias explicações possíveis.

A primeira é que pessoas mais altas têm mais células - e as mutações nas células estão na raiz da formação de tumores. Essas pessoas também têm maior probabilidade de terem sido expostas a doses mais altas de hormonas de crescimento durante a adolescência, que poderia ser um gatilho para o cancro.

Outra razão seria a de que indivíduos mais altos consomem mais calorias, e estudos prévios mostraram que um maior consumo de calorias também pode estar relacionado com o cancro.

Para este estudo, os investigadores analisaram dados médicos de 5,5 milhões de mulheres e homens suecos, com altura até 2,25 metros. As mulheres mais altas tinham 20% mais probabilidades de desenvolver cancro da mama, e homens e mulheres mais altos tinham uma probabilidade 30% superior de terem cancro de pele.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas