Alterar a hora de pequeno-almoço e jantar pode ser suficiente para emagrecerNotícias de Saúde

Segunda, 03 de Setembro de 2018 | 11 Visualizações

Fonte de imagem: Marie Claire

Fazer alterações à hora de tomar o pequeno-almoço e de jantar poderá ser o suficiente para se conseguir uma redução na gordura corporal, atestou um estudo-piloto. 
 
Para o estudo que foi liderado por Jonathan Johnston, da Universida de Surrey, Inglaterra, foi recrutado um grupo de participantes para observar o efeito da alteração da hora das refeições sobre o consumo de alimentos, composição do corpo e marcadores de risco no sangue para a diabetes e doenças cardíacas.
 
Os participantes foram divididos em dois grupos. Foi pedido a um dos grupos que durante 10 semanas atrasassem a toma do pequeno-almoço em hora e meia e que adiantassem o consumo do jantar em também hora e meia. O outro grupo, o de controlo, fez as refeições às horas normais.
 
Os participantes completaram ainda diários sobre a alimentação antes e durante a intervenção de 10 semanas, completaram um questionário de feedback imediatamente após o estudo e fizeram análises ao sangue. 
 
Todos os participantes puderam comer o que quisessem, sem qualquer restrição alimentar, desde que fosse dentro dos limites de tempo pedidos.
 
Os investigadores descobriram que os participantes que alteram as horas das refeições perderam em média mais de metade de gordura corporal do que os do grupo de controlo. 
 
Embora não tenham havido restrições alimentares, como mencionado, os participantes do grupo que alterou a hora da refeição relataram consumir menores quantidades de alimentos. 
 
Com efeito, 57% relataram menos apetite, menos oportunidades para comer ou um corte nas pequenas-refeições, especialmente à noite, o que torna os resultados deste estudo-piloto bastante promissores.

Partilhar esta notícia
Referência
Estudo publicado na “Journal of Nutritional Science”

Notícias Relacionadas