Um estudo recente sugere que as alterações cardíacas nas mulheres terão início muito mais cedo do que se pensava.
Efetivamente, segundo a investigação de uma equipa da Universidade de Guelph, no Canadá, dão-se ligeiras alterações cardíacas durante a perimenopausa, que é o período anterior à menopausa.
Para o estudo, a equipa fez os ovários de ratinhos fêmea perderem a sua função gradualmente, de forma a simular a transição gradual para a menopausa nas mulheres. Os ratinhos passaram pela menopausa durante um período de quatro meses.
Ao longo daquele período, os corações dos ratinhos fêmea continuaram a funcionar normalmente, mas certos aspetos do músculo cardíaco sofreram alterações.
“O que vimos foram marcadores de stress. Certas citocinas pro-inflamatórias (proteínas que indicam stress) estavam mais elevadas, enquanto outras não estavam”, indicou Glen Pyle, autor sénior do estudo.
Seguidamente, a equipa analisou a forma como o coração respondia quando eram oferecidos fármacos simuladores de estrogénio durante a perimenopausa. Esta abordagem foi uma novidade, pois a terapia de substituição de estrogénio é oferecida às mulheres após a menopausa.
“Pretendíamos testar a hipótese temporal: a ideia que existe uma janela de oportunidade para tomar o estrogénio para que pudéssemos tentar identificar essa janela e determinar o impacto da menopausa sobre a resposta aos estrogénios”, explicou Glen Pyle.
Os investigadores descobriram que a resposta aos compostos de estrogénio variava ao longo do período da perimenopausa, o que sugere mais uma vez que as alterações moleculares tinham ocorrido durante este crítico período de transição.
“Isto diz-nos que não podemos simplesmente dar estrogénios a um coração, anos após a menopausa porque estaremos a tratar um coração que mudou de forma fundamental. E este estudo demonstra que essas mudanças ocorrem durante o período da perimenopausa”, concluiu o autor sénior do estudo.
Alterações cardíacas da menopausa acontecem mais cedo do que se pensavaNotícias de Saúde
Quinta, 30 de Maio de 2019 | 25 Visualizações

Fonte de imagem: Best Health Magazine Canada
Um estudo recente sugere que as alterações cardíacas nas mulheres terão início muito mais cedo do que se pensava.
Autor
Alert Life Sciences
Alert Life Sciences
Referência
Estudo publicado na “Acta Physiologica”
Estudo publicado na “Acta Physiologica”