Alimentos ricos em proteína que os nutricionistas recomendamNotícias de Saúde

Quinta, 22 de Dezembro de 2016 | 36 Visualizações

Fonte de imagem: Eu os Tachos / Sardinhas

Para uma alimentação o mais variada possível, inclua a proteína destes alimentos no seu menu.

Quando pensa em proteína possivelmente a primeira coisa que lhe vem à cabeça é a carne – se for vegetariano, o tofu ou o seitan – mas há outras fontes de proteína que são até mais saudáveis.

Ashley Koff, dietista em Washington D.C. conta à revista Prevention que tendemos a ter uma zona de conforto no que toca às proteínas, mas é importante diversificar a dieta.

Precisamos de cerca de 1,50gr de proteína por cada quilo que pesamos (cerca de 105 gramas de proteína por dia se pesar 65kg) e nem toda tem de vir da carne ou dos substitutos.

A especialista destaca os cinco alimentos que contêm muita proteína e que os nutricionistas não só recomendam como consomem:

Sardinhas – uma lata de sardinhas contém entre 20 a 28gr de proteína. São ainda ricas em fibra, têm um excelente valor nutricional e poucas calorias;

Sementes de cânhamo – as sementes de cânhamo são uma proteína completa, o que significa que contêm uma porção adequada de todos os nove amino ácidos essenciais para as necessidades dietéticas. São ainda uma excelente fonte de fibra e contêm ómega-3;

Grão de bico – é uma excelente fonte de proteína e fibra, mas também é rico em magnésio, folato, cobre, ferro e zinco;

Queijo cottage – este queijo contém cerca de 14gr de proteínas por 100gr.

Quinoa – esta proteína de origem vegetal é um dos poucos grãos que se qualificam como proteína completa, contendo 8gr por cada 220gr. Além disso é muito versátil, pois pode ser usada como acompanhamento, como cereal de pequeno almoço, em saladas ou sopas ou até sobremesas.

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas