Alimentos ricos em potássio diminuem risco de AVCNotícias de Saúde

Sábado, 06 de Setembro de 2014 | 192 Visualizações

Bananas, espinafres e outros vegetais folhosos, feijão branco ou batata doce podem ser armas poderosas contra o AVC e a morte precoce em mulheres na pós-menopausa. A conclusão é de um novo estudo norte-americano, que revela que os alimentos ricos em potássio são fundamentais para proteger a saúde feminina com o avanço da idade

Os resultados da investigação, desenvolvida no Albert Einstein College of Medicine da Universidade de Yeshiva, em Nova Iorque, foram publicados esta quinta-feira na revista científica "Stroke". 

Os cientistas responsáveis pelo estudo, coordenados por Sylvia Wassertheil-Smoller, analisaram 90.137 mulheres na pós-menopausa, com idades entre os 50 e os 79 anos, ao longo de uma média de 11 anos, avaliando o consumo de potássio ingerido e a ocorrência de acidentes vasculares isquémicos ou hemorrágicos e mortes. 

A equipa de Wassertheil-Smoller descobriu que as mulheres que ingeriam uma maior quantidade de potássio tinham uma probabilidade 12% menor de sofrer um acidente vascular cerebral e 16% inferior de vir a ter um acidente vascular isquémico (ou seja, provocado por um coágulo sanguíneo). Além disso, tinham também uma probabilidade 10% mais reduzida de morrer por outras causas do que as restantes voluntárias.

"Estudos anteriores já provaram que altos níveis de ingestão de potássio baixam a pressão arterial, mas não era claro que pudessem prevenir o AVC ou a morte", explica a principal autora do estudo, que acrescenta que o mesmo sugere também que os benefícios do potássio tendem a ser superiores antes do desenvolvimento da hipertensão. 

Segundo Wassertheil-Smoller, estes achados "dão às mulheres uma razão adicional para aumentar o consumo de fruta e vegetais, que são boas fontes de potássio", algo que "não é possível encontrar "na comida rápida". 

A especialista adianta que, entre os alimentos mais recomendados, estão a batata branca e doce, os legumes como os espinafres ou a couve, o feijão branco e as bananas. 

Clique AQUI para aceder ao estudo (em inglês). 

Partilhar esta notícia
Referência
revista científica "Stroke".

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados