Alimentos que deve comer se quer reduzir o colesterolNotícias de Saúde

Terça, 13 de Dezembro de 2016 | 718 Visualizações

Fonte de imagem: The Canadian Encyclopedia

Quer esteja ou não a tomar medicação para controlar os níveis de colesterol, há alimentos que podem ajudá-lo nesta tarefa.

O colesterol tem muito má fama, no entanto este lípido é fundamental para o organismo, pois cria uma membrana plasmática que regula a entrada e saída de substâncias nas células. Além disso é imprescindível para a formação de tecido nervoso e da bílis e para o funcionamento do cérebro, uma vez que faz parte das conexões sináticas entre neurões.

O problema é o excesso de colesterol, sobretudo quando nos referimos ao colesterol ‘mau’ (LDL), que se acumula nas paredes das artérias formando uma placa que dificulta a circulação do sangue e que pode provocar graves problemas cardiovasculares.

Fazer algumas mudanças na alimentação é o primeiro grande passo e felizmente há alguns alimentos que o podem ajudar nesta luta.

Anteriormente já lhe havíamos revelado sete alimentos que promovem o bom colesterol, agora o El Confidencial destaca cinco alimentos que ajudam a baixar os níveis de colesterol:

Legumes e leguminosas. Estudo revela que a ingestão diária de 130 gramas de legumes ou leguminosas consegue reduzir em 5% os níveis de colesterol ‘mau’ em pessoas que tinham níveis altos.

Esteróis vegetais e margarinas. Como apresentam uma estrutura química semelhantes à do colesterol ‘bom’, os esteróis vegetais são adicionados a alimentos como margarinas, massas ou leite. Dois gramas de esteróis vegetais podem ajudar a baixar o colesterol ‘mau’ em 8 e 10%.

Azeite. Os efeitos benéficos do azeite já são vastamente conhecidos e vários estudos concluiem que seguir uma dieta mediterrânica rica em azeite virgem extra diminui em 30% o risco de sofrer de ataques cardíaco em comparação com fazer uma dieta pobre em gorduras.

Frutos secos. Ricos em gordura monoinsaturada, os frutos secos, especialmente as nozes, são conhecidos por ajudarem a reduzir os níveis altos de colesterol. Comer 67 gramas de nozes todos os dias reduz o total de colesterol no sangue em 5,1%, sendo que o colesterol ‘mau’ pode baixar em até 7,4%.

Beringela. Um estudo recente realizado com animais comprovou que beber água de beringela ajuda a reduzir os níveis de colesterol ‘mau’ em 4 a 7%

Partilhar esta notícia
Referência
Vânia Marinho

Notícias Relacionadas

Info-Saúde Relacionados