Alimentos que combinam: queres experimentar?Notícias de Saúde

Segunda, 11 de Maio de 2015 | 158 Visualizações

Ovos e cogumelos frescos – Esta mistura é como uma alternativa proteica bastante saudável. Os ovos são ricos em proteína de elevado valor biológico, tal como outros nutrientes como as vitaminas A, B, D e E, colina, lecitina, fósforo, ferro e zinco. Ao mesmo tempo os cogumelos, são um complemento com baixo valor calórico, mas com inúmeros benefícios para a saúde, tal como propriedades antimicrobianas, antioxidantes e conhecida ação no aumento da imunidade e diminuição do colesterol.

Sugestão: Salteia os cogumelos frescos, adiciona-lhes 2 ovos mexidos e tempera com ervas aromáticas.

Cereais integrais com leguminosas – Representam uma conjugação inteligente muito utilizada nas dietas vegetarianas, para que se obtenha uma proteína de maior valor biológico. Os cereais tendem a ter uma proteína deficitária no aminoácido lisina e são ricos em metionina, enquanto nas leguminosas acontece precisamente o contrário. Ao juntar estes dois tipos de alimento conseguimos uma proteína mais completa, com todos os aminoácidos essenciais.

Sugestão: Opta por cozinhar pratos onde conjugues arroz com lentilhas, milho com grão, soja com aveia, cuscuz com feijão, etc.

Iogurte natural com sementes – Um ótimo snack para fazer entre as refeições, que devido ao seu conteúdo conjunto em proteína, fibra e gorduras saudáveis te sacia por mais tempo. Adicionalmente, ajuda a regular a flora intestinal devido aos seus poderes prebióticos (derivados da fibra das sementes) e probióticos (proporcionados pelas bactérias benéficas presentes no iogurte, como os lactobacilos e as bifidobactérias). São ainda boas fontes de cálcio e fósforo, e de gorduras essenciais ómega-3 e ómega-6 derivadas de sementes como a linhaça, chia, sésamo, girassol, etc.

Sugestão: Podes comprar vários tipos de sementes e mistura-las, colocando 1 a 2 colheres de sopa no iogurte.

Fruta com frutos secos – Este é uma boa opção para levares contigo para qualquer lado e fazeres a tua merenda da manhã ou lanche. São duas fontes muito ricas nutricionalmente e que se podem complementar. A fruta é rica em açúcares simples, mas muito rica em vitaminas e minerais. Ao mesmo tempo os frutos secos (aqui referimos os oleaginosos) são ricos em gorduras saudáveis, fibra e proteína, que te ajudam a fornecer saciedade e ao mesmo tempo retardar a absorção dos açúcares da fruta.

Sugestão: Ter sempre à mão uma peça de fruta (maçã, pera, laranja, pêssego, etc) e meio punhado de frutos secos (nozes, amêndoas, avelãs, cajus,…) é uma forma de acalmar a fome, fornecer-te energia e fugir às tentações do dia-a-dia.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas