Alimentos que ajudam a equilibrar as hormonasNotícias de Saúde

Segunda, 15 de Junho de 2015 | 454 Visualizações

Fonte de imagem: Quinoa

Controlam o stress, o estado de espirito, a digestão, a energia, o desejo sexual, o metabolismo e o próprio aspeto de cada pessoa. As hormonas são responsáveis pelo bom funcionamento interno e, mais do que nunca, é necessário cuidá-las e alimentá-las.

Ter as hormonas equilibradas requer uma alimentação balanceada e justa a nível da ingestão de proteínas, gorduras e hidratos de carbono. E por isso o site Mind Body Green revela quais os melhores alimentos para consegui-lo.

Na categoria de ‘proteínas limpas’ encontram-se os feijões, as sementes, a quinoa, aslentilhas, as carnes brancas, os ovos orgânicos e os peixes selvagens.

Mas um equilíbrio hormonal requer, ainda, a ingestão moderada de gorduras saudáveis, como é o caso do óleo de coco, do abacate, das gemas dos ovos, dos frutos secos e doghee (manteiga clarificada).

Também importantes para o bom funcionamento interno, para a regulação hormonal e para a limpeza do organismo são os alimentos ricos em antioxidantes, em especial os vegetais mais escuros como os espargosbrócolosespinafrescouve e repolho. Oscoentros e os pepinos são também importantes para as hormonas, assim como ospimentos (das três cores), a couveroxa, a cebola, o tomate e as cenouras.

O poder antioxidante está igualmente presente noutros vegetais e tubérculos fundamentais ao organismo: batata-docemandiocabeterrabaabóbora e nabos.

Estimulantes, portadores de energia e purificadores são também a canela, o açafrão, apimenta de caiena, o cominho, o alho e o gengibre.

Partilhar esta notícia
Referência

Notícias Relacionadas